SEU FILHO ESTA DESMOTIVADO??

Como eram os seus momentos dedicados à lição de casa junto de seus pais?Entediantes, cansativos ou, pior, uma sessão de tortura?
Essa situação não precisa se repetir com seus filhos. Manter as crianças motivadas e abertas a aprender é fundamental para quem pretende auxiliar nas lições de casa. 
A motivação também está relacionada ao gosto que eles têm pelo desafio. 
8 dicas para manter as crianças motivadas durante os estudos e a  lição de casa :
1) Rotina. Além de horários para as atividades básicas de seu filho, tais como comer, brincar, tomar banho e dormir, reserve um momento para realizar a leitura em voz alta e outras atividades de pré-alfabetização e alfabetização.
Entendendo que há uma hora determinada para a prática dessas atividades e que elas fazem parte do dia-a-dia, já saberão o que esperar e não ficarão frustradas.
Se as atividades do dia demandarem um tempo maior ou mais esforço, faça um ou dois intervalos breves.
E lembre-se:  as crianças devem estar descansadas e bem alimentadas na hora das tarefas.
2) Ambiente adequado. Reserve um cantinho da casa para o estudo. O ambiente deve ser bem iluminado, arejado  e tranqüilo, sem distrações como, por exemplo, a televisão.
Antes de começar, certifique-se de que todos os materiais de estudo e de pesquisa estejam disponíveis. Pode-se levar o computador e um dicionário para consultas, assim como os materiais necessários para cada atividade.
3) Leia as  atividades antes,partir do mais simples para o mais complexo e, observando o desenvolvimento da criança, avaliar quando é hora de aumentar a complexidade de um exercício, quando já pode ser abandonado e quando precisa ser retomado.
Se as atividades propostas estiverem além de suas capacidades, seu filho pode se sentir incapaz e, é claro, ficar desmotivado. Por outro lado, se você insistir por muito tempo em atividades fáceis demais, é provável que ele também fique desmotivado.
4) Defina metas alcançáveis. Ensinar a criança a trabalhar com metas e a superar desafios é um aprendizado que ela levará para a vida toda. Metas são sempre bem-vindas, desde que bem dimensionadas. Do contrário, ao invés de motivar, você estará colocando tudo a perder.
Ao estipular um objetivo, fale com a criança o que é preciso que ela faça, assim como é importante mostrar aonde desejam chegar. Exemplifique o que é para ser feito. Repita as atividades quantas vezes forem necessárias até a criança alcançar o objetivo. Assim, ela se sentirá motivada a conquistar a próxima meta.
5) Usando a criatividade e variando os recursos. Não deixe seu filho de menos de 5 anos preso a uma cadeira por muito tempo, restringindo seu aprendizado a um punhado de papéis. Aproveite os momentos do dia-a-dia para ensinar ou reforçar conteúdos. Use músicas, parlendas, poesias e trava-línguas para trabalhar rima, aliteração e ritmo. Incentive a memorização de textos, propondo a brincadeira do eco. Faça brincadeiras com os pequenos para treinar a memória auditiva e a memória visual.
Na hora de ensinar as letras, use atividades multissensoriais: a criança pode treinar o traçado das letras passando o dedo indicador em uma caixa de areia ou sobre letras de lixa. Usar vários sentidos ao mesmo tempo ajuda a criança a reter as habilidades e conceitos apresentados.
Para contar sílabas de palavras, um recurso é usar feijões, botões ou tampinhas e pedir à criança para arrastar um desses objetos sobre a mesa para cada sílaba pronunciada. O mesmo recurso pode ser usado para contar as letras e os “sonzinhos” de uma palavra.
6) Enfatize o progresso. Não proponha trocas do tipo: “Filho, você só vai brincar se terminar a atividade”. Além de ser extremamente desmotivador, ainda torna a hora da atividade uma chatice que a criança suporta a fim de ganhar o prêmio ao final.
Entretanto, é importante evidenciar os progressos obtidos. Isso vai fazer com que seu filho adquira confiança, motivando-o a buscar novas conquistas. Diga frases como “Bom trabalho!” ou “Como você aprende rápido!” – mas não faça isso se a criança não estiver se esforçando nem um pouco. Demonstre sua felicidade a cada pequena conquista.
7) Críticas, apenas construtivas. O que se ganha fazendo comentários negativos? “Eu já ensinei isso!” ou “Você não aprende nunca?”. Comentários como esses vão tornar esse momento uma tortura tanto para a criança quanto para você. Por isso, evite expressar sua própria frustração ou impaciência.
Ao invés disso, mostre os pontos que precisam ser melhorados com ternura e paciência, oferecendo outros caminhos para que a criança aprenda as questões em que tem mais dificuldade. Diga, por exemplo: “Filho, que tal da próxima vez fazer desse modo?”. Não resolva o problema para ele, mas dê pistas ou novos caminhos para a concretização daquela tarefa.
8) Termine a atividade com seu filho motivado. Durante o processo de alfabetização é normal a criança sentir mais dificuldade com um determinado conceito do que com outro. Pode ser preciso revisar algo que você imaginou que ela já tivesse aprendido. Entretanto, termine a hora da atividade em um momento em que seu filho esteja animado com os resultados alcançados. Desse modo, ele não ficará frustrado.
http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/alfabetizando-em-casa-o-que-fazer-se-crianca-esta-desmotivada/

Postagens mais visitadas